segunda-feira, 21 de junho de 2010

PSICOTEOLOGIA - ÂNGUSTIA

Psicologia - estado de excitação emocional determinado pela percepção de sinais, por antecipações mais ou menos concretas e realistas, ou por representações gerais de perigo físico ou de ameaça psíquica.

Psicanalise - reação do organismo a uma excitação impossível de ser assimilada, desencadeada pelo bloqueio da consecução da finalidade de uma pulsão (p.ex., a frustração do orgasmo) ou pela ameaça de perda de um objeto investido por uma pulsão (p.ex., a perda de um ser amado).

Filosofia - em Kierkegaard (1813-1855), sentimento de ameaça impreciso e indeterminado inerente à condição humana, pelo fato de que a existência de um ser que projeta incessantemente o futuro se defronta de maneira inexorável com possibilidade de fracasso, sofrimento e, no limite, a morte.

Teologia – Perturbação e tristeza da alma na existência humana.

Salmista descreve sobre a angústia no capítulo 77:1-4

Fala sobre a causa da angústia sendo a preocupação na resolução de um problema.

Ele mostra a paixão e sofrimento na existência humana como algo que perturba a alma trazendo tristeza à alma e perda de sono por falta de consolo para o coração.

A perturbação da alma suga toda a força, desfalecendo a pessoa levando ao isolamento criando depressão e falta de perspectiva para a pessoa que esta angustiada – tristeza da alma.

Talvez você esteja ou conhece alguém que esta sem força de continuar e sem perspectiva de viver porque se encontra isolada e com depressão.

A depressão é o desfalecimento de espírito que acomete uma pessoa angustiada, levando a pessoa a insônia – perda do sono. Que suga as forças e ânimo da pessoa. Geralmente pela ânsia de resolver um problema. A incapacidade dessa resolução traz tristeza.

Segundo o Rev.. Flávio Valvassora o livro de salmos nos ensina o que fazer quando a angústia no abater:

  1. Busque a Deus – dobre o joelho e levante as mãos, isso demonstra que necessita de misericórdia.
  2. Chore – chorar na presença do Senhor é demonstrar que só Ele como pai pode lhe ajudar
  3. Abra seu coração, diga tudo o que esta acontecendo sem restrições e sem medo.
  4. Medite e reflita sobre as maravilhas que o Senhor fez no passado, traga a sua memória o que lhe trás a esperança.
  5. Tenha a FACE no Senhor – Fé, Acredite, Confie e Espere o melhor do Senhor, confie na poderosa mãos para guiar-te.

O JOB – Jejum, Oração e Bíblia é a melhor opção quando sua alma estiver cansada, triste e angustiada. Esse triple será o motivo de cura para sua alma, quando todos parecerem distante, o Senhor estará bem perto e presente nesses momentos, é só clamar a Ele que o respondera.

By Calebe De Luca Bueno – www.chacomcafe.blogspot.com

FRASES DO KHALEB BUENO